Consumidor.gov.br - Uma forma para resolver problemas nas relações entre consumidores e empresas
- Natalia Graciano
- 10 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Fonte imagem: Google - consumidor.gov
Olá! Estimo que esteja tudo bem com você.
As relações de consumo são muito comuns em nossa sociedade e o avanço da tecnologia trouxe uma série de facilidades para conectar fornecedores de produtos e serviços aos consumidores, porém o que fazer quando as coisas não saem conforme o esperado?
Existindo alguma divergência é fundamental entrar em contato com a empresa fornecedora do produto ou serviço. Geralmente as empresas possuem um serviço de atendimento ao consumidor, para tratar dessas questões. Anote sempre o dia e horário que realizou o contato e também o número de protocolo.
Se você não conseguir resolver a questão diretamente com a empresa, existe a possibilidade de registrar uma reclamação no site consumidor.gov.br (clique aqui para acessar).
Este é um serviço público, sem custos, que possibilita uma comunicação direta entre consumidores e fornecedores, em uma plataforma monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), Procon, Defensoria, Ministério Público e por toda a sociedade, visto que é possível verificar os indicadores de resolução de conflitos relacionados a cada empresa.
Para registrar a sua reclamação, é obrigatório realizar um cadastro. Em seguida você poderá buscar pela empresa, registrar a sua reclamação e anexar a documentação que entender ser relevante para a solução do problema.
Após registrar a sua reclamação, você receberá um e-mail com o número de protocolo e também com algumas instruções. A empresa terá dez dias para te responder e poderá solicitar informações complementares, por isso, é importante ficar de olho em seu e-mail.
Após a resposta da empresa, você terá vinte dias para avaliar a reclamação, indicando se o problema foi resolvido.
De acordo com informações do próprio site, cerca de 80% das reclamações registradas são respondidas em até 7 (sete) dias.
É importante destacar que as reclamações feitas via consumidor.gov.br, vão direto para o fornecedor. Não existe qualquer intermediação do Órgão de Defesa do Consumidor.
Quer saber mais? Clique aqui
Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.
Até breve!
Natália Graciano
Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing
Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.
Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.
Comments