O que é uma consulta jurídica e para o que serve?
- Natalia Graciano
- 6 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2023

Fonte imagem: Freepik
Olá! Estimo que esteja tudo bem com você.
A consulta jurídica é uma forma muito eficiente para resolver questões jurídicas e também para evitar problemas futuros.
Podemos traçar um paralelo com uma consulta médica, quando buscamos um profissional especialista para consulta preventiva ou ante a existência de um problema de saúde. O mesmo pode ser feito em relação às questões jurídicas que envolvem a sua vida.
Existem diversas situações em que você pode se utilizar da consulta jurídica e vou explicar as principais.
Consulta jurídica para esclarecimento - você pode buscar um profissional da área jurídica para esclarecer suas dúvidas a respeito de uma questão. Isso é fundamental para tomada de decisões mais acertadas e para a redução de riscos (o que inclui prejuízos, fraudes, etc). É muito comum quando se busca entender quais são os seus direitos e deveres em relação a uma determinada situação, por exemplo.
Consulta jurídica preventiva - muito eficiente para esclarecer dúvidas, mapeamento de possíveis estratégias e pontos importantes, como documentação necessária, levantamento de dados e etc, quando se pretende buscar a resolução de um problema. Agindo de forma preventiva você poderá se antecipar em relação a algumas necessidades e, assim, resolver o problema de forma mais rápida.
Consulta jurídica resolutiva - fundamental quando já existe uma questão a ser resolvida, pois além de esclarecer dúvidas, terá informações quanto aos prazos legais para resolver a questão, riscos, estratégias possíveis para minimizar esses riscos e etc. Muito utilizada, por exemplo, quando a pessoa recebe uma notificação (judicial ou extrajudicial).
A consulta jurídica, além de sempre esclarecer as suas dúvidas, será fundamental para que você não perca tempo, não desperdice recursos financeiros com decisões erradas e também minimize riscos, visto que um profissional qualificado terá feito o diagnóstico do seu problema.
Além disso, é o primeiro passo para que você possa entender qual demanda jurídica é necessária para resolver o seu problema, em alguns casos pode ser uma análise de risco, em outros o envio de notificação extrajudicial e até o ajuizamento de uma ação. Tudo vai depender do caso concreto.
Essa é uma das possibilidades que o profissional da advocacia tem para começar a resolver o seu problema, mesmo que outros procedimentos sejam necessários, assim como na consulta médica, visto que em algumas situações recebemos atendimento, orientações de quais medicamentos precisamos tomar, porém também saímos com uma lista de exames a serem feitos, para aprofundar a investigação.
Assim como a consulta médica, a consulta jurídica também é paga, porém os benefícios de receber a orientação adequada para sanar suas dúvidas e resolver as questões que te afligem são de grande valia.
Quer saber mais? Clique aqui
Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.
Até breve!
Natália Graciano
Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing.
Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.
Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.
Comentários