Segurança jurídica nas finanças do profissional de eventos
- Natalia Graciano
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Olá! Estimo que esteja bem.
A formalização é fundamental para a segurança jurídica nas finanças do profissional de eventos, pois possibilita uma série de facilidades na organização financeira, tributária e na contabilidade.
Mesmo que você seja autônomo ou freelance, a sua atividade profissional é um negócio em que você presta serviços, tem como contrapartida ganhos monetários e possui diversas responsabilidades por isso.
Caso ainda não tenha se formalizado e não saiba por onde começar, clique aqui.
Se já estiver formalizado, tenha uma conta pessoa jurídica para o recebimento de valores e também pagamento de tributos e outras custas do seu negócio. Atualmente existem diversos bancos que não cobram taxas para abertura desse tipo de conta e ainda oferecem diversas vantagens.
Separar as finanças da pessoa jurídica (PJ) da pessoa física evita confusão patrimonial, o que pode gerar uma série de problemas e gastos extras.
Por exemplo, se for casado, a depender do regime de bens, precisará da autorização do cônjuge para fazer aportes financeiros na sua pessoa jurídica, pois o patrimônio da pessoa física (o que inclui valores em conta) farão parte do montante patrimonial do casal.
Tenha cuidado ao receber valores da PJ em conta pessoa física, pois isso também dificulta a declaração de imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e pode ser cobrada tributação superior, além de penalidades, por não ter declarado corretamente os valores como recebimento de pessoa física.
Ter uma reserva de emergência que cubra, pelo menos, seis meses das custas do seu negócio é fundamental. É possível fazer essa reserva em conta pessoa jurídica.
Além disso, é importante se organizar para ter uma reserva financeira que possibilite investir nos seus objetivos profissionais, qualificação, etc. Caso resolva aplicar esses valores é fundamental que essas aplicações sejam realizadas em uma conta da pessoa jurídica, pois os rendimentos também farão parte do patrimônio da sua empresa e deverão ser devidamente declarados.
Esses cuidados e organização facilitarão muito o controle contábil, a tributação adequada e também as prestações de contas obrigatórias como, por exemplo, a declaração de imposto de renda e tudo isso trará segurança jurídica nas finanças do profissional de eventos.
Quer saber mais? Clique aqui
Espero que esse conteúdo seja útil! Se gostou, te convido a curtir e compartilhar para que chegue a mais pessoas.
Até breve!
Natália Graciano
Advogada, mediadora e conciliadora de conflitos, turismóloga e especialista em marketing
Advogados, busquem sempre parceria com profissionais que possam ampliar ainda mais as suas possibilidades de atuação.
Importante: Este conteúdo não pode ser copiado, total ou parcialmente, sem que sejam dados os devidos créditos à autora.
Comentários